Skip to content
narrow screen wide screen auto screen Increase font size Decrease font size Default font size blue color orange color green color

Escola Municipal "Profª Maria Aparecida Tomazini" - Morro Azul

  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
Home Projetos 27/10/2010 - 2ª Feira Científica e Cultural de Itatiba - Maquete Eólica
27/10/2010 - 2ª Feira Científica e Cultural de Itatiba - Maquete Eólica
Aconteceu de 19 a 23 de outubro a 2ª Feira Científica e Cultural de Itatiba. Os alunos da escola desenvolveram e apresentaram uma maquete interativa. O projeto teve como principal objetivo demonstrar o funcionamento da energia eólica, a importância das energias limpas para a sobrevivência das futuras gerações e o interesse pelo mundo das miniaturas (maquetismo). Toda maquete é alimentada pelos dois geradores eólicos, que com a ajuda de um aspirador de pó giram a pás das turbinas, transformando assim a energia cinética em eletricidade que é distribuída para toda a "cidade". 
 
Clique aqui para ver a fotos da construção da maquete.  
 
VÍDEO DA MAQUETE
 
 

APRESENTAÇÃO
 
O maior problema enfrentado atualmente no país é o desperdício de energia elétrica que vem ocorrendo nas últimas décadas. Além do consumo ter aumentado naturalmente, cerca de 12% da energia elétrica que o país produz são desperdiçados, ou seja, não são usados para nada. Na maioria dos países do mundo, o modelo energético, é baseado no consumo de combustíveis fósseis, ou seja, petróleo, gás natural e carvão. O principal problema deste modelo, é que os recursos não são renováveis, além de ocasionarem muitos danos ao meio ambiente, como a poluição atmosférica, causadora do efeito estufa. A dependência de consumo de combustíveis fósseis para a produção de energia certamente afeta a vida na terra e compromete a qualidade ambiental. Sendo assim, é necessário que o trabalho científico e tecnológico do mundo atual sejam dirigidos para produzir outros tipos de energia (que sejam menos poluidoras e que causem menos impactos ambientais, diferente do petróleo), as chamadas energias alternativas, uma delas é a Energia Eólica, a mais limpa que existe e que também pode ser denominada de energia dos ventos, é uma energia de fonte renovável e limpa, porque não se acaba (é possível utilizá-la mais que uma vez), e porque não polui nada. O vento (fonte da energia eólica) faz girar hélices que movimentam turbinas, que produzem energia.  

ENERGIAS LIMPAS

São obtidas de fontes naturais capazes de se regenerar, e portanto virtualmente inesgotáveis, ao contrário dos recursos não-renováveis. São conhecidas pela imensa quantidade de energia que contêm, e porque são capazes de se regenerar por meios naturais. Ex: eólica, solar, das marés, biogás e biocombustíveis.

AS FONTES DE ENERGIA

Renováveis: São todas as fontes de energia que podem ser utilizadas sem que haja a preocupação com sua regeneração, ou seja, que não se esgotam. Ex: eólica, solar, das marés.

Não-Renováveis: São aquelas fontes de energia que não são capazes de se regenerar, como por exemplo, o petróleo, o carvão mineral, o xisto e o carvão betuminoso.

ENERGIA EÓLICA

A energia eólica é a energia obtida pelo o movimento do ar (vento). Em termos acadêmicos, é denominada como a energia cinética contida nas massas de ar em movimento.

Atualmente, a energia eólica é utilizada em larga escala no mundo. Na última década, sua evolução demonstra sua aceitação como fonte geradora, com tendências de crescimento expressivo relativamente às matrizes energéticas dos países que a utilizam. Hoje, existem mais de 30.000 mW de capacidade instalada no mundo. A maioria dos projetos estão localizados na Alemanha, Dinamarca, Espanha e Estados Unidos.

Existem atualmente 45 usinas eólicas em operação no Brasil, e que somam 0,7% da matriz da energia brasileira.

O Parque Eólico de Osório é considerado o maior parque Eólico da América Latina: www.ventosdosulenergia.com.br

PRÓS/CONTRAS DA ENERGIA EÓLICA

PRÓS

- Fonte inesgotável de energia;

- Que abastece locais aonde a rede elétrica comum não chega.

CONTRAS

- Sonora (alguns cataventos são muito barulhentos);

- Morte de pássaros (que, muitas vezes, se chocam com as pás dos cataventos).

RESUMO DO PROJETO

Essa experiência consiste na transformação da energia que o vento produz em energia mecânica e depois transformar esta última em energia elétrica.

O vento, que é resultado do deslocamento do ar, faz girar as hélices que estão presas a um rotor. Este tem em sua outra extremidade um imã que induz uma corrente elétrica em um indutor. Quanto maior é a rotação das hélices, maior será a corrente induzida pelo imã.

Nesta experiência, demonstramos isso, alimentando uma maquete com 2 geradores de energia eólica que serão movidos pelo ar de um secador de cabelo. O secador de cabelo fez o papel que, na realidade pertence à natureza.

Ressaltamos que a energia eólica e uma das formas mais limpas de se gerar energia, é totalmente renovável e não causa impactos ambientais.

 

MATERIAIS UTILIZADOS

 

Ø      Caixa d´água Frateschi

Ø      Caixinha de Ovos

Ø      Casinha de Campo 2 Frateschi

Ø      Casinha de Campo Frateschi

Ø      Casinha Popular Frateschi

Ø      Chaveador de AMVs Frateschi

Ø      Cola Branca

Ø      Cola Quente

Ø      Cola Super Bonder

Ø      Cooler de Computador

Ø      Cortiça

Ø      Desvio Frateschi

Ø      Esponja Scotch-Brite 

Ø      Espuma

Ø      Estação Frateschi

Ø      Estanho

Ø      Fio Condutor

Ø      Fio de Cobre

Ø      Galinhos de Árvores

Ø      Garagem Frateschi

Ø      Igreja Minitec

Ø      Interruptores Liga/Desliga

Ø      Leds de Alto Brilho

Ø      Mamonas

Ø      Motor DC 12V

Ø      Palito de Fósforo

Ø      Papel Contact Azul

Ø      Papel Higienico

Ø      Placa de Isopor

Ø      Placas de Isopor

Ø      Plataforma

Ø      Postes Telegráfos

Ø      Pregos de Aço

Ø      Protetor de Trilhos Frateschi

Ø      Secador de Cabelo

Ø      Serragem tingida

Ø      Silicone

Ø      Sinaleira Frateschi

Ø      Sobrado Popular Frateschi

Ø      Tábua de madeira 1,5m X 1,05m;

Ø      Tanque de Óleo Frateschi

Ø      Tinta para Tecido

Ø      Trem Elétrico da Frateschi

Ø      Trilho Frateschi Curvo Grande

Ø      Trilho Frateschi Curvo Pequeno

Ø      Trilho Frateschi Reto Grande

Ø      Trilho Frateschi Reto Pequeno

Ø      Tubulações

Ø      Vagões De Carga da Frateschi

 
DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA

Após a montagem da maquete e fazer as instalações elétricas na mesma, ligamos o secador de cabelo para que este simule o vento que por sua vez fará com que as hélices girem em torno do seu eixo. Este movimento gera tensão elétrica contínua. A tensão elétrica que é gerada pelos dois geradores é distribuída entre os leds que estão espalhados pela maquete. Com isso podemos provar que os ventos podem gerar energia.

CONCLUSÃO

Feita esta experiência podemos concluir que a geração de energia eólica é uma ótima alternativa para a geração de energia em todo o mundo devido ao quase nulo impacto ambiental e por ser uma fonte de energia totalmente renovável.

Clique aqui para ver a fotos da construção da maquete.

Prof° Orientador: Michael Cezar Baldan
Monitor de Informática 

 

REPORTAGEM NO DIA 26/10/2010 REALIZADA PELO JORNAL DE ITATIBA - DIÁRIO
 

 


 

Leitores Online